Uripen

uripen.png

O uripen é um cateter ou sonda externa feita de borracha fina (látex atóxico), também conhecida como sonda de camisinha (extremidade afunilada e reforçada), sendo uma forma eficaz de coletar urina em homens, que apresentam incontinência urinária. É um método não invasivo em homens, para controle de diurese em balanço hídrico.

Ele é colocado no pênis e conectado através de um tubo extensor a uma bolsa coletora de urina, ali contabilizando o quanto de diurese o paciente debitou durante um período.

Existe vários tamanhos de uripen, segundo o diâmetro do pênis: Tamanho 4, 5, 6 e 7.

Como colocar o uripen?

A colocação do uripen é simples:

–  Fazendo a tricotomia dos pêlos da região;

–  Realizando a higiene adequada do órgão genital masculino;

– Instale o tubo extensor na ponta do uripen, de modo que não vase e que fixe bem dentro da ponta do dispositivo;

– Deixe o tubo extensor instalado dentro da bolsa coletora de urina, e prenda a bolsa de modo que não caia o conteúdo;

-Coloque o uripen como se ele fosse uma camisinha, e deixe um espaço livre na ponta do pênis;

-Coloque o micropore em torno do uripen caso necessidade; desenrole o uripen de volta até cobrir com esparadrapo. Aplique uma segunda tira de micropore, metade no uripen e metade sobre a pele.

Assistência de Enfermagem com o uso do Uripen

–  Cuidado para não garrotear! A fixação não deve ficar muito apertada, assim evitando a má circulação do pênis;

-Evite fixar o uripen com esparadrapo comum, pois pode causar alergias e lesões no pênis.

-É mais fácil colocar o uripen com o pênis em ereção, mas caso não ocorra, puxe um pouco o pênis para que se obtenha um melhor encaixe do dispositivo;

– Se o uripen estiver vazando aos redores do dispositivo, retire e instale uma nova. O re-uso do uripen pode ocasionar infecções urinárias indesejáveis, e lesionando o pênis;

-Manter os pêlos pubianos aparados, pois facilita a utilização do uripen;

-Retire o uripen uma vez ao dia para lavar e secar bem o pênis;

– Oriente ao paciente para evitar o manuseio do dispositivo, como puxar o tubo extensor ou o uripen, a fim de evitar que o mesmo descole do local apropriado, assim não tendo que estar trocando várias vezes ao dia sem necessidade;

– É recomendado que troque a bolsa coletora a cada final de plantão ou até que a bolsa encha em seu limite, não sendo recomendado a reutilização, sempre despreze a bolsa usada, e instale uma nova, assim evitando início de infecções no trato urinário.

– Troque o dispositivo a cada 24 horas ou quando houver descolamento do dispositivo.

Atentar-se para: Examine o pênis com freqüência e se estiver com lesões ou inchado, deixe a pessoa sem o uripen e utilize fraldas, até que as lesões estejam curadas.

Anúncios