Unidade Manual de Respiração Artificial (AMBU) / Reanimador Manual

AMBU

Todos conhecem como AMBU, que vem da sigla em inglês Artificial Manual Breathing Unit, nada mais é que uma Unidade Manual de Respiração Artificial, ou Reanimador Manual.   Esse equipamento é composto por um balão, uma válvula unidirecional, válvula para reservatório, máscara facial e um reservatório.

O Ambu tem finalidade de promover a ventilação artificial enviando ar comprimido ou enriquecido de oxigênio para o pulmão do paciente em casos como: parada respiratória, asfixia, afogamento, infarto e tudo que pode levar o paciente a ter uma parada cardiorrespiratória, o ambu é utilizado após as compressões torácicas auxiliando na ventilação.

O Ambu ou Reanimador, é muito utilizado em situações de resgate e primeiros socorros, por ser um item indispensável, ele também é muito utilizado em UTI e salas de emergência.

Há alguns cuidados específicos para bom funcionamento desde dispositivo, desde que é importante sempre testá-lo quando pegar seu plantão, para evitar problemas na hora de uma intercorrência.

O sistema não pode ter escape de ar:

Se Não ventila paciente: Verifique se o diafragma da válvula respiratória não está amassado ou furado. Verifique as condições do balão e os encaixes dos componentes, eliminando vazamentos de ar.

Se Não satura oxigênio: Verifique se gás está saindo corretamente da válvula de parede. Verifique as condições do reservatório do equipamento, e em caso de rasgos e furos substitua imediatamente.

OBS: O Sistema não deve ter indícios de água internamente, pois o risco de bronco aspirar o paciente é grande.

Como Higienizar um Ambu?

Para esterilizar um Ambu é muito simples, basta desmontar todas as peças e limpa-las separadamente, elas devem ficar em câmara secadora pelo período de 15 minutos a uma temperatura de 60ºC.  Tem que se tomar certos cuidados como não colocar uma peça em cima da outra ou deixar encostar na parede da câmara, e deve-se esterilizar o dispositivo montado, para o próximo uso.

Anúncios