Tipos de Gestações Gemelares

gestacaogemelares.png

A Gestação Gemelar, acontece quando um oócito é fecundado por um espermatozoide, e durante a divisão celular ocorre a divisão desta célula em 2 células iguais.

As gestações gemelares podem ser:

  • Monocoriônica-monoamniótica (2 gêmeos idênticos, que compartilham a mesma placenta, a mesma membrana amniótica, portanto a mesma “bolsa das águas”): Isto ocorre quando a divisão acontece entre os dias 8 e 12 após a fertilização;
  • Monocoriônica-diamniótica (os fetos compartilham a placenta, mas cada um tem a sua ” bolsa das águas”): a divisão das células ocorre 4 a 8 dias após a fertilização;
  • Dicoriônicas-diamnióticas (cada feto tem sua placenta e sua “bolsa das águas”);

Em Resumo

As Gestações gemelares monoamnióticas resultam da divisão de um único oócito fertilizado. A membrana fetal corresponde a um âmnios e um córion. A incidência de gestações gemelares monoamnióticas é de aproximadamente 1: 10.000 gestações!

O diagnóstico pós natal da amniocidade é feito quando temos o seguinte: mesmo sexo, uma única placenta (e não 2 placentas fundidas), e não há membrana separando os fetos. E a mortalidade fetal pode acontecer em até 20% dos casos, e a principal causa é o entrelaçamento dos cordões.

Anúncios