Relógio para a Mudança de Decúbito

Decúbito

Você já viu algum destes relógios marcadores para mudança de decúbito em alguma unidade de terapia intensiva, internação, etc? Diversas Unidades como estas implementaram esse pequeno sistema para a estratégia de lembrar o profissional de enfermagem a realizar as mudanças de decúbito adequadamente à cada duas horas, conforme os protocolos institucionais.

Em hospitais, instituições de longa permanência e outros equipamentos de saúde  nos quais são realizadas internações de tratamento a longo prazo, o índice de pacientes com lesão por pressão é elevado, exigindo dos profissionais de saúde a criação de diversos mecanismos com o intuito de prevenir tais lesões. As estratégias de prevenção vão desde a avaliação nutricional para identificar possíveis deficiências nutricionais, treinamento da equipe para utilização de técnicas e elaboração de protocolos, utilização de equipamentos especiais, como
colchão piramidal, placa de hidrocoloide, curativo placa border e óleos de proteção para pele.

O padrão indicado nos cuidados às pessoas acamadas é que a mudança de decúbito(posição) seja realizada  de 2\2 horas e a cada mudança seja realizada massagem de conforto. Esta técnica é indicada para pacientes com pele integra, pois aqueles que já apresentam algum grau de lesão podem ter piora no quadro. É contra indicado também o uso de sacos plásticos na parte de baixo dos lençóis porque esse tipo de prática leva a um aumento de temperatura na região que, consequentemente, gera hiperemia cutânea.

 

Anúncios