Pinça Carretel (Ou de Ordenha)

pincacarretel.png

Certamente você deve ter visto em uma bandeja de procedimentos, ou fazendo parte de alguma caixa de materiais como a dreno de tórax, como exemplo.

A Pinça Carretel, ou comumente chamada de Pinça de Ordenha, tem como a principal função de auxiliar a ordenhar a extensão do dreno, de possíveis obstruções como coágulos ou outros fatores como débito espesso de pus que impossibilite a drenagem adequada.

Como realizar a técnica?

Segure com firmeza o tubo de extensão próximo ao dreno com a mão dominante e adapte logo abaixo a pinça de ordenha. Tracione com auxílio da pinça em direção descendente, ou seja, de cima para baixo (NUNCA ORDENHE EM DIREÇÃO AO PACIENTE! Além de retornar o conteúdo já contaminado de volta ao paciente, pode ocasionar sérios problemas como desconforto respiratório e infecções graves).

Deixe que extensão volte ao tamanho normal e repita a manobra por duas a três vezes.

Método Alternativo

Caso não tenha disponível a pinça carretel, utilize a própria mão não dominante, deslizando-a através da extensão com auxilio de algodão embebido em álcool.

Qualquer que seja o método usado (mãos ou pinça) deve ser feito com cuidado, uma vez que altera a pressão intrapleural, provoca dor e pode deslocar o dreno.

Anúncios