Os Tipos de Icterícia

tiposictericia.png

icterícia é caracterizada por uma coloração amarelada da pele, mucosas e olhos e pode ser sintoma de outra doença subjacente. Podendo atingir bebês prematuros e adultos, tendo a diferença que, em bebês tem por causa da imaturidade do seu sistema hepático. Entre eles, essa condição é tratada geralmente por meio de fototerapia. Ela é uma doença comum e geralmente benigna, que se manifesta algumas horas ou dias após o nascimento do bebê, e em adultos, ocorre devido a diversas causas de origem hepática, tais como hepatite, cirrose, obstrução das vias biliares ou mesmo a descoberta de um câncer no fígado. A icterícia desaparece uma vez que sua origem é tratada.

Tipos de icterícia

Icterícia pré-hepática

A icterícia pré-hepática é a que ocorre ‘antes’ do fígado, ou seja, antes de o sangue ter passado pelo órgão. A icterícia pré-hepática levanta suspeitas principalmente de doenças do sangue nas quais muitos glóbulos vermelhos são desintegrados. Através dessa deterioração surge o excesso de bilirrubina (hiperbilirrubinemia), que é um produto da decomposição da hemoglobina – pigmento vermelho do sangue.

Icterícia hepática

A origem deste tipo de icterícia está no tecido do fígado, órgão pelo qual é excretada a billirubina em excesso. Nestas formas da icterícia, as causas são doenças hepáticas, principalmente a hepatite.

Icterícia pós-hepática

Neste caso, a causa da icterícia reside ‘depois’ do fígado, isto é, após o sangue ter passado pelo órgão. Pode ser decorrente de um armazenamento excessivo da bile, como o que é causado, por exemplo, por cálculos biliares.

Por que a coloração amarelada da pele?

A coloração amarelada da pele, mucosas e olhos ocorre devido ao elevado nível de bilirrubina no sangue. A bilirrubina é excretada em grande parte pelo intestino, através da bile. O restante é eliminado na urina. A causa da pigmentação amarelada é o escape do pigmento biliar – a bilirrubina – para o sangue em vários tecidos do corpo.

Anúncios