Não confunda Trocater com Trocanter!

Trocater

Apesar das duas palavras serem extremamente parecidas, seus significados são completamente diferentes. Muitas vezes escrita incorretamente em relatórios de enfermagem, podendo confundir há quem possa ler.

O que é Trocater?

Trocater é um instrumento utilizado para se penetrar na cavidade abdominal (barriga) sem necessitar cortar os músculos. São tubos plásticos descartáveis ou feitos de aço cirúrgico para utilização permanente. Em cada corte realizado na videolaparoscopia, introduz um trocater.  E também é bastante utilizado em procedimentos como a cistostomia, por exemplo.

E por esses trocateres que é realizado a introdução de pinças, tesouras, grampeadores para se proceder a cirurgia assim como também por esses trocateres que é retirado alguma estrutura como a vesícula biliar. É fundamental para uma cirurgia e sem ele não é possível operar.

O que significa Trocanter?

Trocanter, também por vezes grafado trocânter, é a designação dada a cada uma das proeminências ósseas da parte superior do fémur da maioria dos mamíferos, incluindo os humanos. A designação é também aplicada a um dos segmentos em que se divide a perna dos artrópodes, localizada entre a coxa e o fémur.

Na parte superior do fémur da perna humana existem duas tuberosidades, designadas por grande trocanter (ou trocanter maior) e pequeno trocanter (ou trocanter menor), onde se insere o músculo glúteo médio, responsável por evitar a queda da bacia quando o membro contralateral está elevado no ar, dando um passo para a frente. Para auxiliar o glúteo médio, uma forte estrutura fibrosa localizada na porção lateral do quadril, denominada fáscia lata, passa rente ao grande trocanter.

Anúncios