Medicamentos de Alta Vigilância (MAV)

Medicamentos

Os medicamentos de alta vigilância (MAV), também denominados medicamentos de alto risco (MAR), são aqueles que apresentam risco aumentado de provocar danos significativos aos pacientes em decorrência da falha no processo de utilização.

A finalidade da classificação desses medicamentos como de alto risco é reduzir possíveis erros relacionados aos medicamentos de alta vigilância por meio da padronização dos procedimentos para prescrição, armazenamento, preparo e administração; restrição ao acesso; melhorias na qualidade e na acessibilidade à informação sobre esses medicamentos; e uso de rótulos auxiliares e alertas automáticos.

Os medicamentos eleitos como de alta vigilância são identificados com etiqueta de cor vermelha, conforme protocolo de cada instituição, durante todo o seu processo de utilização.

Para aprender mais sobre os medicamentos de alta vigilância e conhecer cada grupo, leia mais neste link: http://biblioteca.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2015/10/boletim_ISMP_32-Lista-atualizada.pdf

 

Anúncios