“Hi” e “Lo” na Glicemia Capilar: O que é?

"Hi" e "Lo" na Glicemia Capilar: O que é?

O objetivo do tratamento do diabetes é manter a glicemia (açúcar no sangue) o mais próximo do normal quanto possível.

Há diversos monitores, dispositivos, aparelhos, de diversas marcas, que contém seus padrões de controle de glicemia, para casos extremos de hiper e hipoglicemia.

O que são os termos “Hi” e “Lo” nestes monitores?

O termo “Hi” vem do inglês, que significa “alto”, ou seja, para aquele aparelho utilizado, o padrão glicêmico atingiu os níveis acima pré estabelecidos.

Já o termo “Lo” vem do inglês, que significa “baixo”, ou seja,  para aquele aparelho utilizado, o padrão glicêmico atingiu os níveis abaixo pré estabelecidos.

É importante sempre consultar o manual destes monitores, que variam muito os valores de referência:

Para os Monitores da Accu-Check:

É medido a glicemia num intervalo definido de 10 – 600 mg/dL ou 0,6 – 33,3 mmol/L .

Os valores que estiverem fora deste intervalo são indicados como “LO” – significa que o resultado é inferior a 10 mg/dL (0,6 mmol/L); ou “HI” – que significa que o resultado é superior a 600 mg/dL (33,3 mmol/L).

Para os Monitores da Optium Xceed:

O monitor determina que o resultado do teste de glicose é inferior a 20 mg/dL (1,1 mmol/L) para “LO”.

 Já para o caso de situações onde o monitor determina que o resultado do teste de glicose no sangue é superior a 500 mg/dL (27,8 mmol/L), é caracterizado como “HI”.

Estes dois são exemplos para os mais utilizados em âmbito hospitalar. Vale sempre consultar os manuais de outros aparelhos, todos provém destas informações!

Lembre-se!

Nem sempre estes valores podem ser reais, sempre verifique houve algum problema com a tira-teste, ou se não utilizou estas fitas de maneira correta, como por exemplo, tocar diretamente no sensor da fita com as mãos sujas, úmidas, molhadas.

Sempre verifique novamente a glicemia do paciente para confirmar o resultado.

Mas se realmente os valores permanecem os mesmos e o resultado ainda confirma “HI” ou “LO”, notifique imediatamente o médico plantonista e o enfermeiro responsável pelo setor!

Anúncios