Farmacologia: Medicamentos Termolábeis também precisam de cuidados

TERMOLABEIS.png

O armazenamento incorreto de certas medicações podem acarretar a falta de ação medicamentosa ou a potencialização de efeitos colaterais, afetando diretamente a saúde dos pacientes e podendo até mesmo interferir na contaminação ambiental. Dessa forma, o farmacêutico não pode deixar de ficar atento a todas as condições de armazenamento de seus medicamentos, e orientar a Enfermagem sobre correr o risco de gerar qualquer dano à saúde ou ao meio ambiente.

Transporte

O transporte dentro da farmácia deve ser feito de forma organizada e com a ajuda de equipamentos específicos de acordo com a quantidade de medicamentos em fluxo. Caixas plásticas ou de isopor são frequentemente utilizadas, assim como lacres. O transporte externo deve levar em conta as condições ambientais, não expondo os medicamentos a extremos de temperatura, umidade ou iluminação e dando-se preferência no momento de descarga aos medicamentos termolábeis.

Data de validade

A estocagem dos medicamentos deve ser feita de acordo com o lote e a data de validade dos medicamentos, reduzindo o risco de venda de remédios vencidos e facilitando a identificação de qualquer lote contaminado ou que deva retirado do mercado. Quando for necessário realizar o descarte de medicamentos, isso deve ser feito de acordo com as orientações do fabricante e da vigilância sanitária, sempre respeitando o meio ambiente.

Embalagem

Deve-se ficar atento à integridade das embalagens e dos lacres de segurança, já que qualquer tipo de violação pode gerar a contaminação dos medicamentos e colocar a vida do paciente em risco.

Equipamentos

Alguns equipamentos simples como termômetros e higrômetros são essenciais para o monitoramento das condições do local. Para controle da temperatura podem ser necessários sistemas de condicionamento do ar ou ventiladores. Para melhorar a ventilação, exaustores.

Armazenamento

Como alguns medicamentos devem ser armazenados sob refrigeração, controlada entre 2 e 8ºC, com registro diário, e um refrigerador também se torna necessário e nunca deve-se permitir que os medicamentos sejam armazenados juntamente aos alimentos ou bebidas.

As retiradas devem ser programadas visando diminuir as variações internas de temperatura, e devem ser mantidos limpos e arrumados.

Consulte o POP de sua Instituição quanto a quais tipos de medicamentos padronizados são mais usados em seu setor, para futuras possíveis dúvidas.

Anúncios