Esquema de Lund-Browder (Área de Superfície Corporal Queimada -SCQ)

As queimaduras são traumatismos, lesões da pele, provocadas pelo calor, radiação, produtos químicos ou certos animais e vegetais, que causam dores fortes e podem levar a infecções.

Aproximadamente 60% dos indivíduos sofrem queimaduras na fase mais produtiva da vida. então, esse tipo de acidente aparece mais frequente nas sociedades mais produtivas.

As queimaduras aparecem com grande incidência também nas crianças e adolescentes, a maioria sendo causas evitáveis.

Mais da metade das queimaduras ocorrem por combustão. (chama) ou líquidos aquecidos. Também, as queimaduras podem ser provocadas pela eletricidade ou pelo ácidos ou bases (incidência menor, mas muito complexo de ser tratados).

MECANISMOS POR FAIXA ETÁRIA:

Crianças ate 4 anos: 70% das crianças queimadas tem como principal causa os líquidos aquecidos (derramamento acidental);

Crianças maiores de 4 anos e adolescentes: a combustão que prevalece. seja pelos combustíveis inflamáveis, seja pelo outros mecanismos;

Fase adulta: mais frequente, as queimaduras aparecem, pela combustão e 1/3 são acidentes de trabalho;

Idosos : volta o aumento de acidentes domésticos;

O queimado normalmente e um paciente com mau prognostico.

Falamos de GRANDE QUEIMADO sobre um paciente que tem pelo menos 20% da área corporal queimada. dentro desse grupo, existe um grupo de pacientes de pior prognostico:

-paciente que tem mais de 40% da área do corpo queimada;
-paciente com mais de 60 anos;
-paciente cuja lesão cutânea esta acompanhada de lesão inalatória.

A extensão de uma queimadura, ou área de superfície corporal queimada (SCQ), é expressa em percentagem da superfície corporal total (SCT) que é afetada por queimaduras de profundidade total ou parcial. As queimaduras de primeiro grau que só apresentam vermelhidão, sem bolhas, não são incluídas nesta estimativa. A maioria das queimaduras (70%), afeta menos de 10% da superfície total do corpo.

Existem diversos métodos para determinar a SCQ, entre os quais a “regra dos nove” ou regra de Wallace, o esquema de Lund e Browder e estimativas baseadas no tamanho da palma da mão da pessoa.

A regra dos nove é de fácil memorização, mas só é precisa para pessoas com mais de 16 anos de idade. A tabela de Lund e Browder permite realizar estimativas mais precisas e que contabilizam a diferença de proporções entre as partes do corpo entre os adultos e as crianças.

A estimativa da palma da mão baseia-se no fato de esta superfície corresponder a aproximadamente 1% da superfície total de pele.

#compartilheconhecimento

Lund-Browder

Anúncios