Enoxaparina Sódica

A Enoxaparina Sódica é um fármaco do grupo dos anticoagulantes utilizado principalmente no tratamento de isquemias e infarto do miocárdio. O medicamento é uma heparina, porém alterada para possuir um baixo peso molecular.
No Brasil existem 5 marcas disponíveis: – Clexane (original) – Endocris (similar) – Enoxalow (similar) – Versa (similar) – Cutenox (similar).
A enoxaparina pode ser usada no tratamento da trombose (venosa, pulmonar, cerebral), do infarto agudo do miocárdio e na prevenção do entupimento dos vasos cerebrais, que pode acontecer em pacientes que têm fibrilação atrial (um tipo de arritmia cardíaca) e em pacientes que tiveram que trocar válvulas cardíacas.
Esse medicamento deve ser injetado por via subcutânea (SC) (injeção profunda na gordura da barriga) ou intravenosa (IV) em casos específicos, como para a indicação de tratamento de infarto agudo do miocárdio com elevação do segmento ST.
Reações indesejáveis:
A principal reação indesejável a esse medicamento é o sangramento.
Neurológicas: febre, confusão e dor.
Dermatológicas: eritema, hematomas e prurido.
Gastrintestinal: náusea e diarréia.
Hematológicas: Sangramentos (pelo nariz, gengiva, ao
urinar), anemia e queda de plaquetas.
Hepáticas: aumento das enzimas hepáticas.
Outras: Irritação no local da injeção, osteoporose, hematúria.
 
Interações Medicamentosas
A enoxaparina deve ser usada com muito cuidado junto com os seguintes medicamentos:
Medicamentos que aumentam os efeitos da enoxaparina, e aumentam o risco de sangramento: AAS, acenocumarol, antiinflamatórios, clopidogrel, varfarina, femprocumona, dicumarol, ticlopidina, amoxacilina, cefaclor, cefalexina.
Cuidados de Enfermagem
– Verificar sempre o prazo de validade do produto consta na embalagem externa.
-Nunca usar medicamentos com prazo de validade esgotado.
– O medicamento deverá ser administrado segundo a prescrição médica e de acordo com a posologia recomendada, seguindo- se os cuidados dos cinco certos.
– Informar a ocorrência de reações desagradáveis de maior importância ou reações intensas como alergias do cliente para com o medicamento ao médico.
-Recomende ao paciente que evite consumo de álcool durante o tratamento.
– Por segurança e para eficácia deste medicamento, a administração deve ser somente pela via intravenosa ou subcutânea, conforme prescrição médica.
-Assim como outros anticoagulantes, pode ocorrer sangramento em qualquer local . Se ocorrer sangramento,avisar ao médico imediatamente para que este investigue a origem da hemorragia e defina o tratamento apropriado que deve ser instituído;
-O risco de trombocitopenia induzida por heparina (reação mediada por anticorpos) também existe com heparinas de baixo peso molecular. Pode ocorrer trombocitopenia, geralmente entre o 5º e 21º dias após o início do tratamento com enoxaparina sódica. Recomenda-se, portanto, a realização de contagem plaquetária antes do início e regularmente durante o tratamento com enoxaparina sódica.
Na prática, em caso de confirmação de diminuição significativa da contagem plaquetária (30 a 50 do valor inicial), o tratamento com enoxaparina sódica deve ser imediatamente interrompido e substituído por outra terapia.
#compartilheconhecimento
 Enoxaparina Sódica
Anúncios