Diferenças entre Resfriado e Influenza

resfriadoinfluenza.png

Frequentemente, ao sentir algum mal-estar acompanhado de dores no corpo e coriza, dizemos que estamos gripadosMas será que essa denominação é correta? Afinal, qual é a diferença entre gripe e resfriado?

Primeiramente devemos dizer que gripe e resfriado são sim doenças semelhantes, ambas são, por exemplo, doenças infecciosas causadas por vírus. Os tipos de vírus, no entanto, diferenciam as duas. Enquanto a gripe é provocada pelo vírus influenza, o resfriado acontece pela ação de vários vírus diferentes, sendo o adenovírus e o rinovírus os mais frequentes.

resfriado pode ser considerado uma doença mais amena quando comparada à gripe. Normalmente ele desenvolve-se lentamente e provoca sintomas apenas no trato respiratório superior. É comum no resfriado sentirmos a garganta irritada e um excesso na produção de secreção nasal. A febre baixa pode ocorrer, porém não é um sintoma comumente relatado.

gripe, por sua vez, é uma doença que surge de maneira repentina e provoca sintomas como dores de garganta, tosse seca, obstrução nasal, dores de cabeça e musculares, prostração e febre alta, que atinge, normalmente, mais de 38°C. Vale destacar que algumas vezes pode ocorrer a produção de coriza, apesar de esse sintoma ser mais comum em resfriados.

A gripe, diferentemente do resfriado, pode desencadear complicações graves, tais como pneumonia. Sendo assim, é recomendada a visita ao médico assim que os sintomas surgirem, principalmente em pacientes com riscos maiores de desenvolverem complicações, tais como gestantes, transplantados, idosos e pessoas com problemas renais, pulmonares, cardíacos e de baixa imunidade.

O resfriado e a gripe podem ser contraídos através do ar contaminado por gotículas de saliva eliminadas pelo doente ao espirrar ou tossir. Essas doenças também podem ser transmitidas pelo contato com objetos contaminados ou pessoas doentes. Sendo assim, as principais formas de prevenção são evitar o contato com o doente e com seus objetos de uso pessoal e lavar sempre bem as mãos.

Para o tratamento dos resfriados e gripes, recomendam-se repouso, beber muita água e alimentar-se de maneira correta. Antitérmicos e analgésicos podem ser recomendados para tratar os sintomas. No caso da gripe, recomenda-se ainda o uso de alguns antivirais. Normalmente uma pessoa está completamente curada de um resfriado após 3 ou 4 dias do início dos sintomas, e uma pessoa gripada está curada após sete dias.

Atualmente a gripe pode ser prevenida através de vacina, que é distribuída gratuitamente pelo SUS para pacientes idosos acima de 60 anos, gestantes, mulheres no período pós-parto, crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, profissionais da saúde, pessoas com doenças crônicas, indígenas e presos.

Anúncios