Cuffômetro

cufometro.png

Para quem já estagiou ou trabalha em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), deve ter visto um aparelho como este, muito utilizado pelos Fisioterapeutas, Médicos e Enfermeiros da unidade. Se chama Cuffômetro, e é um aparelho utilizado para verificação da Pressão do Balonete do Tubo Orotraqueal, parâmetro importante para que se evite escapes de ar e pressão muito elevada do balonete na traqueal do paciente.

Mas o que é o Balonete do Tubo Orotraqueal?

Algumas cânulas possuem um balonete interno, que chamamos de “cuff”. O manuseio deste cuff é fundamental para o bom funcionamento da cânula. A função do cuff é permitir, através da insuflação do balonete contra a parede da traquéia, que a luz da cânula (buraco interno da cânula), seja o único orifício viável, impedindo a passagem de líquidos e secreção para os pulmões, assim como a perda de gás durante a ventilação mecânica (em pacientes mais graves), mantendo um sistema fechado e pressurizado.

O Balonete do cuff não tem função de fixação da cânula. O que fixa a cânula é o fixador externo, que pode ser de velcro ou cadarço!

Qual é a pressão mais aceitável para o Cuff?

A pressão do cuff (Pcuff) é transmitida de forma direta para mucosa. Para evitar
lesões na mucosa da traquéia é necessário observar o grau de pressão transmitido para a
parede da traqueia, também, deve ser monitorada rotineiramente por no mínimo três vezes ao dia (pela fisioterapia).

Os dados relatados na literatura acerca dos valores pressóricos ideais para a insuflação dos balonetes são controversos.

Portanto, a pressão do Cuff deve ser menor do que a pressão de perfusão capilar traqueal, que é em torno de 25 a 35 mmHg4 e aceitável (intra-cuff) de 20 a 25 mmHg, que equivale a 25 e 35 cmH2O, de modo a contribuir para prevenção de complicações como bronco aspiração, lesões isquêmicas e estenose traqueal.

Anúncios