A importância da Passagem de Plantão

Através de minha experiência, posso falar um pouco sobre o quanto é importante uma passagem de plantão dentro de uma UTI.

A importância da passagem de plantão à beira leito é grande: Ao mesmo tempo que você escuta seu colega falando, você visualiza o paciente como um todo. É uma continuidade. É ali que serão passadas todas as intercorrências, exames pendentes, procedimentos pendentes.

É muito bom chegar cedo um pouquinho antes para preparar para assumir seu paciente. Você terá um pouco de tempo para olhar de longe como a está a situação, começar a planejar a continuidade, observar seu colega. Sempre se possível, leve um pedaço de papel para anotar as principais coisas que estão pendentes para não esquecer. Preste sempre a atenção ao que está sendo passado, pois durante seu plantão alguém pode perguntar se algum procedimento foi feito e você saberá responder. Nunca deixe seu colega falando sozinho, ou pegue o plantão atravessado, como se não quisesse pegar. Isso é ruim para você mesmo, pois possa ter coisas que seu colega tenha esquecido de te passar e ele não anotou no relatório, e pode ser coisas de extrema importância.

Mesmo que já conheça o paciente, faça questão de receber todos os detalhes. Não é que hoje o paciente está consciente e comunicativo, que vai permanecer assim. Poderá acontecer alguma coisa e você não saber o porque aconteceu.

Atente para todas as medicações que estão correndo no paciente, olhe junto com seu colega e confira se realmente está conforme a prescrição médica.  Atente pelas datas de validade dos equipos, apesar de ser uma coisa extremamente pequena, é de grande importância pela vigilância sanitária. Tente evitar passar muitas pendências, mesmo sabendo que a enfermagem é uma continuidade, há colegas que não gostam muito de receber quando as pendências são coisas muito simples e poderiam ter sido feitas em seu horário.

Do mesmo jeito que você pegou o plantão, recebendo todas as informações e detalhes, passe do mesmo jeito. Afinal, se você exige uma passagem de  plantão digna, terá que servir de exemplo ao próximo!

Anúncios