A Anastomose

Anastomose

anastomose corresponde a uma conexão entre duas partes do corpo humano. A mais frequente das anastomoses é a de vasos sanguíneos que se ligam naturalmente para formar novas vias de circulação sanguínea quando uma veia é rompida, e também em procedimentos de remoção de câncer gastrointestinais.

Um exemplo, o polígono de Willis no cérebro é um sistema de anastomoses que permite uma melhor circulação do sangue. Já A colostomia, anastomose de origem cirúrgica, corresponde à ligação do cólon ao abdômen.

A Anastomose Gastrointestinal

Constitui à uma comunicação natural ou artificial entre duas estruturas tubulares, com luz no interior, sendo muito indicado para Estenoses e atresias congênitas do trato digestivo, lesões traumáticas do trato digestivo, ressecção de lesões benignas ou malignas, estenoses do intestino devido a processos inflamatórios ou ulcerosos, isquemia ou necrose do intestino, e a ressecção de fístulas.

Quais são os tipos de Anastomoses Intestinais?

Podendo ser:

  1. União de vísceras semelhantes: anastomose jejuno-jejunal;
  2. União de vísceras distintas: a íleo-cólica;
  3. União de víscera com outra estrutura tubular: hepaticojejunostomias, pancreaticojejunostomias e ureterosigmoideostomia.

A Anastomose Arteriovenosa

Temos um exemplo bastante comum, como uma fístula arteriovenosa (FAV), onde é muito utilizado em procedimentos de hemodiálise.  Esta anastomose ocorre uma  ligação direta entre uma veia e uma artéria periférica de pequeno calibre. Geralmente é confeccionada nos membros superiores, de preferência no antebraço não dominante – esquerdo nos indivíduos destros e direito nos canhotos.

Habitualmente é confeccionada utilizando a artéria radial, já que esta não é a artéria dominante em termos de irrigação da mão ( a dominante é a artéria cubital ).

Quanto mais distal for confeccionada melhor, isto para que um maior número de veias se possa desenvolver, oferecendo assim inúmeros locais de punção. Normalmente as fistulas do cotovelo desenvolvem uma rede vascular muito restrita e podem dificultar a circulação da mão.

 

Anúncios