A Anamnese

A Anamnese é a entrevista inicial que o técnico de enfermagem ou enfermeiro faz com o paciente. Consiste no preenchimento de uma ficha ou questionário. A anamnese serve como um banco de dados do paciente, onde contenha o histórico da doença, recorrência, doenças hereditárias, ou qualquer tipo de informação que possa contribuir para com o tratamento.

No questionário, as perguntas podem ser abertas, fechadas ou focadas. As abertas são as em que o paciente pode dizer o que está sentindo, por exemplo. As fechadas são para que o paciente complemente o que ele ainda não disse. E as focadas são as perguntas do tipo aberta, mas sobre um tema específico.

Elementos da anamnese

Identificação: nome, idade, sexo, estado civil, profissão, local de trabalho, naturalidade, residência atual e etc.

Queixa principal (QP): qual motivo levou o paciente a procurar ajuda, quais sintomas ele está sentindo.

História da doença atual (HDA): registro da doença, sintomas, quando começou, se a doença evoluiu.

História médica pregressa ou História patológica pregressa (HMP ou HPP): Adquire-se informações sobre toda a história médica do paciente, mesmo das condições que não estejam relacionadas com a doença atual.

Histórico familiar (HF): para saber se existe alguma relação de hereditariedade das doenças.

História pessoal (fisiológica) e história social: busca de informações como se é alcoólatra, se consome drogas ou cigarros, onde trabalha e mora, se possui animais de estimação, se usa remédios, se possui alergias e etc…

Revisão de sistemas: conhecida também como interrogatório sintomatológico, anamnese especial/específica ou Interrogatório Sobre os Diversos Aparelhos (ISDA), consiste num interrogatório de todos os sistemas do paciente, permitindo ao médico levantar hipóteses de diagnósticos.

Anamnese

Anúncios