dicas

Conheça algumas das melhores maneiras de acalmar seu paciente antes de aplicar uma injeção!

injeção

Ter medo de injeções é um ato difícil de superar. Em situações clínicas, é quase típico encontrar um paciente com medo das injeções! Durante esses momentos, é importante acalmar o paciente antes de dar aplicar uma injeção para evitar que o paciente sofra trauma.

Se você está apenas começando sua carreira como profissional de enfermagem, tome nota das seguintes estratégias úteis sobre como acalmar um paciente antes de aplicar aquela injeção:

Comece uma boa conversa!

Uma conversa significativa é uma boa distração para pacientes com medo de injeções. Ao se preparar para dar uma injeção ao paciente, explore os interesses dele. Uma vez que a atenção do seu paciente esteja enganchada, o foco deles mudará para o tópico do qual você está falando.

Instrua-os a respirar fundo!

Antes de aplicar uma injeção, instrua seu paciente a respirar fundo e expirar como se estivesse soprando uma vela. Dê a injeção enquanto seu paciente exala. Durante a exalação, os músculos tensos são capazes de relaxar para que o paciente sinta menos dor ao receber as injeções.

Conte uma boa piada, ou uma situação engraçada!

A maioria dos pacientes sente-se em pânico quando está esperando por aquela injeção. Eles se sentem nervosos, suados e desconfortáveis. Você pode ajudá-los a superar o nervosismo contando uma boa piada ou uma situação engraçada. O humor é uma boa forma de distração, pois o riso pode ajudar os pacientes nervosos a se sentirem aliviados e relaxados. Contar uma boa piada também pode ajudá-lo a estabelecer um relacionamento com seu paciente.

Use a tensão aplicada!

Antes de aplicar a injeção, pergunte aos seus pacientes se eles têm histórico de desmaio ao receber injeções. Se isso acontecer, ensine-os a usar a tensão aplicada.

A tensão aplicada é uma técnica para aumentar os níveis de pressão arterial baixa de volta à faixa normal para evitar o desmaio. Para isso, tensione os músculos dos braços, pernas e parte superior do corpo por dez a quinze segundos. Uma vez que você sentir o calor subindo em seu rosto, liberte a tensão e relaxe. Faça isso repetidamente até sentir que sua pressão sanguínea voltou aos níveis normais.

Peça-lhes para repetir suas frases!

Esta estratégia é eficaz entre as crianças com medo de injeções. Apenas instrua-os a repetir o que você vai dizer. Use frases que façam cócegas em sua imaginação para que possam desviar sua atenção da injeção.

Cante com seu paciente!

Pergunte aos seus pacientes sobre suas músicas favoritas e cante com elas. A maioria das pessoas acha que cantar uma maneira relaxante de desviar sua atenção. Seu foco em acertar as notas certas e lembrar as palavras fará com que a dor da injeção seja menos perceptível.

Forneça-lhes as informações corretas!

Não forneça garantias irreais aos seus pacientes ao dar injeções. Diga-lhes que a injeção vai doer, mas você vai fazê-lo rapidamente para diminuir a dor. Declarar quão pequena é a agulha ou como outros pacientes reagiram a esta injeção também pode ajudar. Nunca dê falsas garantias.

Você pode aprender mais estratégias para acalmar um paciente durante as injeções, pedindo dicas aos seus colegas mais velhos de profissão. 

Pergunte pelas suas técnicas testadas e pelo tempo que tiveram para obter sucesso com os pacientes que têm medo de injeções. Eles costumam ter estratégias para aplicações de injeção engenhosas em pacientes difíceis,  e você pode aprender melhor com eles!

E quanto a você? Você tem outras táticas no manejo de pacientes com medo de injeções? Conte-nos mais, aqui em nosso blog!

Veja também:

Angulações de Injeções e seus Tipos

 

Regiões para aplicação de Injeção Intramuscular

Anúncios

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.