dicas

Profissionais de Enfermagem: Como causar uma boa “Primeira Impressão” ?

primeira impressão

Antes mesmo de conseguir seu primeiro emprego, você provavelmente já sabe como a enfermagem pode ser desafiadora. Há aquela pressão e responsabilidade em salvar vidas, ajudar os pacientes a se recuperarem e auxiliá-los em suas necessidades. 

Mas você sabe qual é o verdadeiro desafio? 

Fazer todas essas coisas enquanto tratar bem seus pacientes. 

Pense desta maneira: 

Quando um paciente desenvolve uma má impressão de você, há uma boa chance de ela não confiar em você. Ela provavelmente nem vai deixar você tocá-la. Isso pode dificultar o seu trabalho. 

Como não há como desfazer uma primeira impressão, é importante fazer com que seja uma prioridade na primeira vez. Agora, como fazer uma boa primeira impressão em seu trabalho? 

 

Confira as seguintes dicas: 

 

1 – Ser Apresentável 

Isso é bastante óbvio se parar pra pensar sobre isso.  Como as primeiras impressões dependem da aparência física, você precisa estar apresentável o tempo todo. Certifique-se de que seu uniforme esteja limpo, e sem manchas. Não use muita maquiagem quando estiver em um ambiente hospitalar e evite usar acessórios barulhentos, e procure saber se a sua instituição os permite. 

Verifique suas unhas também. Eles devem ser aparados e mantidos limpos. Se você pintar as unhas, certifique-se de que seu esmalte não esteja lascando. 

E não esqueça seus sapatos!  Um de sapatos sujos, pode facilmente criar uma impressão negativa. 

Ser apresentável também significa cheirar bem. Se a sua instituição permite perfumes, escolha e use um com uma fragrância sutil. Evite qualquer coisa muito forte. 

2 – Seja confiante 

Antes que um paciente possa confiar totalmente em você, você precisa mostrar que é digno dessa confiança. Se você gaguejar ou se suas mãos tremerem, você pode enviar a mensagem errada para seu paciente. Portanto, levante-se e use linguagem corporal adequada para transmitir sua confiança. Faça contato visual e cumprimente seus pacientes com entusiasmo.  Se você tende a ficar nervoso ao conhecer pessoas pela primeira vez, pode ajudar se você se tornar consciente de seus hábitos nervosos. Dessa forma, você pode mantê-los sob controle.  Embora manter contato visual seja importante, certifique-se de mantê-lo por apenas alguns instantes. Não faça seu paciente se sentir desconfortável com o seu olhar. 

3 – Sorria 

Ao cumprimentar seus pacientes, mostre seu sorriso vencedor. Um sorriso caloroso pode facilmente colocar qualquer pessoa à vontade. Também pode mostrar que você é acessível e amigável. 

Além disso, na medida do possível, tente ser natural e não exagere no seu sorriso. Você não gostaria de parecer assustador para seus pacientes ou fazê-los sentir que você está fingindo. 

 Seja Pontual 

Quando você definir compromissos, tente chegar na hora. A pontualidade é um sinal de profissionalismo e pode mostrar aos seus pacientes que você está valorizando-os e seu tempo.  Se você chegar atrasado ou perder sua consulta, você desapontará seus pacientes e perderá sua credibilidade também. 

4 – Seja atencioso 

Preste atenção em com quem você está falando. Embora você tenha muitas coisas acontecendo em sua mente, não mostre aos seus pacientes que você está preocupado com outras coisas. Dê 100% de sua atenção porque seus pacientes merecem isso. 

 

Os 3 principais erros ao criar uma boa primeira impressão 

 

Agora que você sabe como criar uma boa primeira impressão no trabalho, vamos falar sobre as coisas que causam uma má impressão. Familiarize-se com esses erros para que você possa evitá-los facilmente. 

  • Tentando muito 

Não importa o quanto você queira impressionar seus pacientes, não tente muito.  Ele só irá ignorá-los. Além disso, você também não parecerá natural. 

  • Falando muito sobre você 

Deixe espaço suficiente para uma conversa adequada, para que você possa conhecer melhor seus pacientes. Dê a eles tempo suficiente para verbalizar suas preocupações e não os interrompa quando eles ainda estiverem conversando. 

  • Sendo intrometido 

Embora uma conversa seja essencial para causar uma ótima primeira impressão, isso não significa que você pode perguntar o que quiser. Há coisas que seu paciente pode não se sentir à vontade para discutir com um estranho. Se for esse o caso, dê ao seu paciente tempo suficiente para desenvolver confiança em você. 

 

Espero que você consiga através destas dicas, habituar-se em seu ambiente de trabalho de uma forma positiva!

 

 

 

 

Anúncios

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.