Notícia

Nova Resolução do COFEN (Nº 0557/2017) determina que aspiração de VAS seja privativo do ENFERMEIRO!

Saiu uma nova publicação da Resolução 0557/2017 no Diário Oficial da União pelo COFEN na qual determinam que:

– Dentre os membros da equipe de enfermagem, os pacientes graves, submetidos a intubação orotraqueal ou traqueostomia, em unidades de emergência, de internação intensiva, semi intensivas ou intermediárias, ou demais unidades da assistência, deverão ter suas vias aéreas privativamente aspiradas por profissional Enfermeiro, conforme dispõe a Lei do Exercício Profissional da Enfermagem.

– Os pacientes atendidos em Unidades de Emergência, Salas de Estabilização de Emergência, ou demais unidades da assistência, considerados graves, mesmo que não estando em respiração artificial, deverão ser aspirados pelo profissional Enfermeiro, exceto em situação de emergência, conforme dispõe a Lei do Exercício Profissional de Enfermagem e Código de Ética do Profissional de Enfermagem – CEPE.

– Os pacientes em unidades de repouso/observação, unidades de internação e em atendimento domiciliar, considerados não graves, poderão ter esse procedimento realizado por Técnico de Enfermagem, desde que avaliado e prescrito pelo Enfermeiro, como parte integrante do Processo de Enfermagem.

– Os pacientes crônicos, em uso de traqueostomia de longa permanência ou definitiva em ambiente hospitalar, de forma ambulatorial ou atendimento domiciliar, poderão ter suas vias aéreas aspirada pelo Técnico de Enfermagem, desde que devidamente avaliado e prescrito pelo Enfermeiro, como parte integrante do Processo de Enfermagem.

Esta seria uma solução para instituições que no exemplo, provém de 1 Enfermeiro Assistencial para cada 10 pacientes em UTIs? Qual é a sua opinião?

Leia mais sobre a Resolução:

http://www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-no-05572017_54939.html

Anúncios

50 respostas »

  1. Aspiração e uma coisa, outra coisa e realizar as manobras de higiene broquecas e posteriormente a aspiração. Assim como tecnicas reexpansao pulmonar, sera q esta dentro do conhecimento do enfermeiro ?! O ato de aspirar e tranquilo. Cada um no seu quadrado

    Curtir

    • Claro… O Enfermeiro além de suas atribuições, ainda faz papel de RH, correndo atrás de funcionário p próximo turno, etc. Imagina uma Uti com 10 leitos e 5 pctes com traqueostomias… Só vai fazer isso, além de preparar o material, solicitar, ir buscar, organizar, realizar o procedimento e depois ter de realizar a evolução toda do procedimento. Coren não serve p nada, ao invés de ajudar, esses enfermeiros aí do Coren, sim, que ficam só atrás de computador, pq se tiverem um pouco de experiência na prática, sabem que isso é inviável.

      Curtir

    • Então… implantar é fácil, agora quero ver se vão fiscalizar, como sempre não. Pois algumas resoluções aonde procedimentos q são privativos do enfermeiro, os técnicos continuam executando!!!

      Curtir

    • Tava lendo alguns comentários, o que parece é que a equipe técnica é rival dos enfermeiros, ao invés de ser parceiros. O que nos indigna é que o Coren/ Cofen, vem divulgando mais atribuições e dificultando ainda mais a vida da equipe de enfermagem, aspiração é uma técnica simples se a pessoa for treinada, é de atribuição de técnico, enfermeiro, fisioterapeuta e médicos. Não entendo esta necessidade do Cofen em sobrecarregar ainda mais os enfermeiros, que hoje em dia ficamos até com 10 pacientes em uma UTI, realizamos hemodiálises, pre auditoria, avaliação de pele e curativos, troca de fixações diversas, avaliamos as diversas escalas existentes, participamos dos procedimentos invasivos, lidamos o tempo inteiro com conflitos, supervisionar equipe técnica, gerenciamos a unidade, materias, CME e outros. E além de realizamos tudo isso, ainda temos que escrever tudo dos 10 pacientes, para que o salário da equipe seja pago em dia, pq as glosas depende de evolução e anotação completa do enfermeiro. Por isso cara colega técnica que mencionou que a gente passa o tempo todo no computador, precisamos realizar uma evolução completa e anotações diversas pra que seu salário seja pago. Acho que esse resumo ainda é pouco. Vamos esperas mais resoluções absurdas do Cofen. Enquanto isso continuamos com baixos salários e carga horário sub humanas.

      Curtir

      • O que mais me revolta mesmo é que atribuições podem ser somadas, mas um salário justo, uma carga horária de trabalho justa e um piso salarial digno nós não podemos ter. Alguém pode por gentileza me responder, pois somos tão importante, afinal, lidamos com vidas, né, onde errar pode ser fatal é que 75% dos trabalhos estão nas mãos dos profissionais Técnicos de enfermagem e Enfermeiros….. Por favor Coren me responda, não vejo você fazer nada para nós beneficiar, mas todo ano chega no meu endereço residencial a sua anuidade, sendo que nenhuma agenda temos o direito de ganhar… Se alguém ver esse comentário do Coren, faça-me um favor, próximo ano pague a minha anuidade e manda somente o comprovante de pagamento, Pois com o salário do nosso árduo suor, sai muito apertado dividir com você o pão diário da mesa dos nossos filhos, que deixamos em casa e nos doamos pelo outros para não termos muito valor. Bom dia!!!

        Curtir

  2. No PAPEl funciona mas no real nao!! Porque nao agem de maneira clara se nao pode nao pode? Porque numa emergencia pode!!! Popem nossa inteligencia somos trabalhadores nao palhacos porque nao vai fiscaliza os hospitais a noite para ver o numero de trabalhadores e suas condicoes, nao esquecam que pagamos o corem voces tem que nos proteger !!! Fiquei com depressao por causa de pessoas de ma indole que trabalha no meio, e nunca tive apoio do corem mesmo fasendo reclamacoes , e denuncia, eu fui a unica prejudicada, perdi minha saude , vao fiscaliza, que e a funcao do corem , cofem!!!

    Curtir

  3. Primeiro aí fala sobre os membros da equipe de Enfermagem!!! Nada haver com fisioterapeutas ! Segundo o enfermeiro pode delegar !!! E aspirar boca não é vias aéreas até o de sei é isso que é delegado aos Téc de Enfermagem para fazerem !! Então tá tudo na mesma !!!

    Curtir

    • Fisioterapeuta faz manobras de higiene brônquica e consesquentemente realiza a aspiração no seu atendimento, caso julgue necessário . Não é procedimento meramente de rotina. São profissionais diferentes, por gentileza.

      Curtir

  4. Um profissional de Enfermagem bem qualificado, como os técnicos, podem muito bem realizar essa tarefa. Até porque numa UTI muitas vezes só tem um Enfermeiro para muitas outras atividades. Ele sozinho não dá conta.

    Curtir

    • Concordo…fora muitas outras atribuições que fazemos nos dias de hoje incluindo problemas administrativos e burocráticos que a instituição deveria resolver como toda instituição mas sobra pra quem ? Para o Enfermeiro que com certeza não consegue assistir os pacientes de forma integra como se aprende na faculdade e chega nas instituições e se depara com problemas diversos…O que vejo hoje é falta de fiscalização nas instituições sendo estas trabalhando com o mínimo do mínimo dos profissionais da enfermagem que é a maioria dos profissionais nas Instituições aos cuidados dos pacientes… Enquanto instituições privadas ficam com um quadro de funcionários mínimo para dar conta dos plantões sobrecarregando a enfermagem…

      Curtir

  5. Acredito qie cada dia mais os enfermeiros sao atribuidos as funcões que os tec fazem muito bem! Os tec tem em media 5 ou 7 pacientes os enfermeiros tem toda a enfermaria…como disseram ai em outros comentarios nao sou enfermeira de computador…e acredito que pacientes ficariam descobertos se isso passasse para os enfermeiros!
    Eu não concordo com essa resolução!

    Curtir

    • O fisioterapeuta realiza manobras de higiene brônquica e caso julgue necessário, realiza o procedimento de aspiracão. Não é rotina meramente. São profissionais com propósitos diferentes no processo do cuidar.

      Curtir

  6. Isso me parece um retrocesso, pois um profissional Tecnico de enfermagem, principalmente um TE que trabalhe em uma Uti, desde que treinado e que esteja ciente da forma correta da aspiracao de VAS de pacientes intubados ou traqueostomizados tem plenas capacidades de realiza la com competencia sem a necessidade de previa avaliacao do profissional Enfermeiro. Acho que o fundamental aqui nao é quem faz, mas sim da forma que se realiza este procedimento. Tecnica asséptica é impressindível.

    Curtir

  7. Está escrito PRIVATIVO e não obrigatório.Pelo que entendi lendo o restante da resolução todos os profissionais de saúde estão inseridos na assistência técnica do paciente.Ética e respeito está inserido no dia a dia e na eficiência do trabalho de cada um.

    Curtir

  8. Fonoaudiólogos também aspiram, quando realizamos acompanhamento de paciente com traqueostomia são realizados exercícios de terapia direta (com alimentos) e faz parte do procedimento aspirar, bem como no blue dye test. Delegar a tarefa de aspiração somente aos enfermeiros sobrecarrega o profissional, os hospitais vão contratar novos profissionais? Provavelmente não. Fonos e enfermeiros lutam por carga horária de 30h, fica difícil negociar com o aumento da carga de trabalho.

    Curtir

  9. Enxergue nossa luta diária.
    Tentem priorizar a qualidade de vida dos profissionais de enfermagem que tem uma jornada de trabalho injusta e um salário defasado.

    Quem fez essa resolução merecia voltar pra assistência, tento em vista que só vive por trás de um computador sem pensar nos colegas que em um plantão de 12h não teve condições de ao menos tomar água. Coren e Cofen uma decepção.

    Curtir

  10. Para que mais essa atribuição seja eficaz, na prática, é necessário um quadro de Enfermeiros apropriado. Tem muita unidade de internação por aí, com pacientes de médio e alto grau de complexidade em uma enfermaria que totaliza 30 pacientes, inclusive leito semi crítico. Então, Coren e Cofen, seria muito bom se certificar a respeito da escala das instituições, porque é humanamente impossível, um Enfermeiro só dar conta de 30 pacientes mantendo a excelência e qualidade da assistência.

    Curtir

    • Concordo plenamente… falta de fiscalização do quadro de funcionários…as instituições fazem o que quer com a enfermagem… mandam embora funcionários antigos para contratar funcionários novos e com salários mais baixos… absurdo…cadê o Coren e o Coren que não estão visualizando e priorizando isto…. é impressionante o descaso conosco….muita política e pouca muito pouca prioridade….acordaaaaaaaaa….

      Curtir

  11. Daí vc deixa de fazer alguma coisa independente do que seja e qual o motivo…aí vc é punido, responde relatório, dependendo do caso responde processos…etc…etc…Nossa realidade… Será que alguém vai me defender? Só que não…pq não fazem referendo sobre determinados temas de resoluções…cada região tem seu perfil…fazer uma coisa generalizada demonstra incompetência, ou comodidade….muito fácil acordar e pahh….hoje me veio uma ideia é vou implantar… brincadeira né….

    Curtir

  12. Incompreensível…tantos problemas nas instituições e o Cofen preocupado com um procedimento que já é muito bem realizado pela enfermagem…não dá pra entender as prioridades dos conselhos…. não é justo…trabalhamos muito e somos considerados serviçais nas instituições…. impressionante como os conselhos tratam nós, profissionais…

    Curtir

  13. O Cofen vem tratando o Técnico como um leigo: antes de ser Enfermeiro, fui Auxiliar de Enfermagem, com muito orgulho; sempre aspirei, sempre fiz curativos, sempre puncionei veia periférica, sempre passei SNG, preparávamos até quimioterápicos em 1969… Hoje, ao invés de progredir, regrediu… Desde 74 sou Enfermeiro, minas filhas o são, amo a minha profissão, tenho 2 aposentadorias e dou aula em pós graduação, trabalho na UTI do maior Hospital de Emergência do Estado, tenho vínculo de coordenação técnica domiciliar, para mim, Enfermagem é doutrina e jamais deleguei procedimento para o Técnico, estando eu desocupado… E se eu delego, é porque o Técnico está no nível de maturidade profissional adequada para tal (M-4 para as tarefas mais complexas e que eu possa delegar). Na verdade, só exerço liderança porque eles acham justo confiar em mim e os valorizo muito, merecidamente.

    Curtir

  14. Meu caro, não cabe a um Conselho profissional resolver situações de contratações de recursos humanos por instituições públicas ou privadas. Cabe sim, a um Conselho profissional tecer regulamentações sobre uma área profissional de sua competência. O que ocorrer, na verdade, é que o COFEN vem, ano após ano, tirando o enfermeiro atrás da mesa e do computador pra colocar a mão no paciente. Acredito que seja louvável as medidas do COFEN.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s