Notícia

O uso do Estetoscópio na Enfermagem: É Fundamental e Preciso!

usoesteto

Já parou para pensar que o estetoscópio é praticamente o símbolo principal de toda a área da saúde, incluindo a médica e a da enfermagem?

Conforme o nosso colega na foto acima, é totalmente o oposto em sua opinião. Esta frase na qual Leandro Ferreira posta em seu facebook, gerou repercussão e revolta em toda comunidade da enfermagem, incluindo em grupos de facebook, whatsapp, e discussões em corredores de hospital.

– “Talvez ele queira dizer que não deve usar o estetoscópio como adorno” – Não. Em nenhum momento ele citou o uso do instrumento no pescoço. Ele simplesmente abonou o uso do esteto pela enfermagem, fazendo- se entender que não podemos utilizar em momento algum, somente os médicos.

Para piorar a situação, ele tenta se redimir em um vídeo postado por ele no Youtube, explicando o que já estava “feito”, sendo que os argumentos na qual ele utilizou no vídeo, acabaram ficando piores do que já estavam.

 

Levamos muito a sério este tipo de assunto. Deixe me explicar para o senhor, o por que:

O estetoscópio, também chamado de fonendoscópio,é um instrumento muito utilizado por diversos profissionais, como médicos e pela enfermagem (incluindo técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem), para amplificar sons corporais entre eles:

– Bulhas cardiacas;
– Ruídos adventícios;
– Ruídos hidroaéreos;
– Ruídos Korot Koff para Pressão Arterial.

Este aparelho é essencial na vida do profissional da saúde, por que é com ele que ouvimos os sons: Cardíacos, Pulmonares e Abdominais, realizado pelos Enfermeiros nos exames físicos,  e de extrema importância ao técnico de enfermagem, para aferição da Pressão Arterial na ausculta, e também para realizar o teste de ausculta nas Sondas Enterais e Gástricas para verificar sua locação.

Os sinais vitais são os primeiros procedimentos na qual deve -se fazer, e geralmente, quem as faz são os técnicos de enfermagem nas admissões hospitalares, e com o estado de emergência,e o estetoscópio é um aparelho de grande importância, pois ao auscultar, O Enfermeiro consegue obter uma ”pista” do que o paciente apresenta e no estado que ele se encontra, podendo ser diagnosticado as possíveis patologias como: Hipertensão,problemas pulmonares, entre outros, por isso que deve-se,estar sempre com o esteto,para obter resultados de importância.

Concordo que o estetoscópio não é um adorno, pois níveis de infecção cruzada obtida pela falta de assepsia dos instrumentos como os estetos, termômetros, e aparelhos de pressão são muito falhas, e levar no pescoço leva estas infecções aos pacientes que estão longe destas infecções, e a si próprio,  mas é fundamental estar sempre com o instrumento no bolso,e muitas das vezes não temos lugares disponíveis para carregar as mesmas, tendo que estar com o estetoscópio no pescoço.

Não sei o qual é profissão do senhor, mas acredito que cada profissão tenha seu instrumento de trabalho valioso e que tenha sempre em mãos, independente seja ela no pescoço, no braço, no pé, enfim, que tenha sempre por perto, pois para nós, não é feio o uso do estetoscópio, é necessário e fundamental. 

Anúncios

1 resposta »

  1. Esse cara é desnecessário em tudo.
    Deixa as pessoas ser felizes uma foto talvez seja um ensentivo. Nós deixa feliz e é a nossa ferramenta de trabalho. Pts um policial não pode tirar uma foto com a arma no cinto tbm puts. Ele tem q tirar a arma pra tirar a foto a meu vai se lascar.

    Ass. Aluno tec. Enfermagem.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.