Opinião

Você pratica a Humanização na Enfermagem?

Este é um tema muito abordado em muitos hospitais, quando dizem a respeito de humanização. Eles querem saber sobre o que você entende sobre isso, e se o pratica em seu dia a dia. É muito comum vermos ou até mesmo vivenciarmos em algum hospital ou em outros lugares que prestam assistência à saúde, um atendimento sem humanização.

Mas afinal, qual é a importância da HUMANIZAÇÃO dentro da Assistência de Enfermagem?

A Humanização pode ser entendida como a maneira de ver e considerar o ser humano a partir de uma visão global, buscando superar a fragmentação da assistência. Um dos aspectos que envolvem uma prática dessa natureza está relacionado ao modo como lidamos com o outro.

Uma das características do processo de trabalho em saúde é que o mesmo “se funda numa inter-relação pessoal muito intensa”. Assim, essa característica implica em fazermos a diferença no modo como lidamos com outro, tratando-o com dignidade e respeito, valorizando seus medos, pensamentos, sentimentos, valores e crenças, estabelecendo momento de fala e de escuta.

Sendo entanto, um atendimento das necessidades biológicas, psicológicas, sociais e espirituais de um indivíduo, ou seja, cada um deve ser compreendido e aceito como um ser único e integral e, portanto, com necessidades e expectativas particulares.

Ultimamente percebemos em muitos lugares um atendimento focado apenas na doença que este indivíduo possui. Isso nos traz a refletir que o paciente não é valorizado como um todo, ou seja, não importa sua etnia, suas crenças, suas necessidades e seus valores. O que importa é apenas a doença que deve ser curada. O profissional de enfermagem não pode esquecer que também é humano e merece atenção humanizada.

Não torne a Enfermagem um mecanismo repetitivo, onde somente vise pessoas com doenças. Torne a Enfermagem um mecanismo de recuperação humanizada, onde vise manter as necessidades do indivíduo positivamente adaptadas às suas condições, dando o apoio necessário ao seu tratamento, visando manter o conforto e a dignidade daquela pessoa, e que torne um ciclo vicioso positivo, dando o conforto e superação à toda sua família.

Anúncios

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.