Opinião

Entrevista de Emprego na Enfermagem: Dicas valiosas!

Eis então, depois de uma longa jornada enviando currículos para vários locais, surge uma oportunidade para você ingressar na sua carreira como um profissional de saúde.

Surge aquele processo seletivo, que é temido por muitos, por ficarem nervosos no momento da prova admissional, até a última etapa do processo.

Então, eis aqui algumas das dicas valiosas que para mim, até hoje dão certos quando me candidato para alguma vaga:

– Já tenha em mente uma programação com antecedência do que irá fazer!

Pesquise certinho o local desta empresa, vá de café da manhã tomado, vista-se formalmente, como se fosse já trabalhar neste lugar. Foque-se nos seus princípios, voltados à esta empresa.

– Se você mandou currículo à esta empresa, é porque está interessado em ingressar ao quadro de funcionários deles. Mas já parou para pensar o por que gostaria de trabalhar nesta empresa?

Você precisa levar em consideração se a sua personalidade é compatível com a cultura da empresa. E essa provavelmente vai ser uma das questões que seu entrevistador vai querer saber.

– Reserve um tempo para pesquisar sobre a Empresa!

A maioria das empresas tem websites, entre lá, leia a missão, os valores, a história…
Isso vai te render uns pontinhos a mais na entrevista, além de te ajudar a ficar mais confortável.

– Sempre estude sobre sua profissão! Parar no tempo é coisa do passado!

São raras as empresas que não dão provas básicas de português, conhecimentos gerais e redação para os candidatos, algumas como seleções para equipe de Enfermagem pedem para os candidatos fazerem provas específicas com questões de conhecimento teórico específico e prático. Muitos até preferem dar mais provas com cálculos do que assuntos gerais relacionados à Enfermagem em si.

– Sinceridade é a chave da sua entrada

A empresa precisa tanto de você quando você precisa dela, assim mentir não é a melhor ideia. Se o seu perfil não for compatível com o da instituição ou com o do gestor da vaga e você mentir, não vai ser uma experiência boa, então fale a verdade, saiba quem você é, quais são suas qualidade e habilidades e responda as perguntas com sinceridade.

– Respostas decoradas não. Seja natural ao que fale!

Você vai ficar nervoso na hora da entrevista (é normal) e não vai passar uma boa impressão se o entrevistador perceber que você decorou todas as respostas, porque não vai parecer verdadeiro.

– Qualidades e Habilidades: Todo mundo têm!

Faça uma pequena lista com as suas maiores qualidades e habilidades para você mesmo, pense sobre isso de maneira prática, por exemplo: pense em situações significativas em que é possível observar essas qualidades e habilidades.

– O entrevistador nada mais é que uma pessoa, não uma máquina de julgamento.

A maioria das pessoas cria uma fantasia de que o entrevistador é um carrasco que está alí apenas para prejudica-lo. Ou que seu papel é encontrar erros e falhas, e isso aumenta o nível de estresse e ansiedade. Lembre-se de que a pessoa que vai te entrevistar está trabalhando, e que o objetivo deste trabalho é encontrar uma pessoa adequada para a vaga, logo ela precisa de você para concluir esse objetivo, ela não é sua inimiga, e pode ser sua grande aliada.

– Pontualidade acima de tudo!

Pontualidade além de ser respeitoso com quem está esperando por você ainda demonstra seu interesse e engajamento com a empresa.

– Tem dúvidas? Não exite em perguntar!

A entrevista serve para a empresa te conhecer e para você conhecer a empresa, se você está com duvidas pergunte. Pergunte sobre as suas atribuições, sobre salário, sobre benefícios, a primeira entrevista é o momento ideal para fazer essas perguntas, porque a maior parte dos gestores não sabe questões administrativas ligadas as vagas, então se você chegar até a última entrevista com duvidas ficará ainda mais ansioso.

Anúncios

Categorias:Opinião

Marcado como:, , , ,

16 respostas »

  1. boa noite! pede demissão do meu emprego estava com depressão e não estava mim sentindo bem na empresa. seis meses após fiz uma prova em outra empresa e fiquei com medo de dizer a verdade, pra não perde minha oportunidade de voltar a trabalhar. você acha que iam mim contrata se eu falasse a verdade ,hoje eu estou bem. aguardo sua resposta

    ________________________________ De: Katia Neri Enviado: sábado, 25 de fevereiro de 2017 16:31:32 Para: Experiências de um técnico de enfermagem Assunto: Res: [Novo post] Entrevista de Emprego na Enfermagem: Dicas valiosas!

    Veio na hora certa esse post! Obrigada.

    Enviado do meu Samsung Mobile da Claro

    Curtido por 1 pessoa

    • Olá Kátia! Desde que este é um problema pessoal seu, e que não afetaria seu desempenho no trabalho, não acho necessário expor este tipo de coisa. O que deverá ter a sinceridade, é sobre os aspectos do seu conhecimento em questão à aquela função na qual está sendo contratada, se realmente sabe exercer ou tem dificuldades, é isto o que a maioria das empresas querem saber. Desejo boa sorte.

      Curtir

  2. Oi, adorei o post, estou me formando agora em técnico em enfermagem, de esperiencia só tenho o estágio, será que leva muito tempo para conseguir emprego porque não tenho esperiencia? Também queria começar faculdade, interfere!? Ajuda!?

    Curtir

    • Olá Edna,
      Há muitas instituições que contratam profissionais ainda sem experiência, pois os mesmos gostam de “moldar” aquele profissional recém formado, com as necessidades daquela empresa. Então, não é dificil, desde que para ter experiência precisam dar oportunidades à aqueles que querem trabalhar. Boa sorte!

      Curtir

  3. Oi por indicação de uma amiga conheci o site e amei os conteudos,tenho uma dúvida estou com 40 anos e terminei o curso de tecnico agora experiencia nenhuma gostaria de saber se com a minha idade e sem experiencia e sendo o primeiro emprego sera que é mais dificil..tenho chance.estou apreinciva e anciosa.me ajudem obrigada.

    Curtir

    • Olá Denise! Não há dificuldades em questão de idade. Há colegas meus com idade entre 40 a 50 anos, que ingressaram à pouco tempo na área, e isso não o impediram de trabalhar. O que aconselho é sempre se atualizar profissionalmente, pois maioria das empresas buscam funcionários interessados em aprender e dispostos a trabalhar conforme o que a instituição fornece e orienta. Boa Sorte!

      Curtir

  4. EVANDRO
    BOA TARDE SOU UM PROFISSÍONAL HÁ 22 ANOS E ESTOU FORA DA ENFERMAGEM( TÉC. DE ENFERMAGEM EM HEMDÍALISE ), QUERENDO ME RECOLOCAR NA AREA,,,, ESTOU FAZENDO ALGUNS LEMBRETES DE QDO TRABALHAVA,,, SINTO A NECESSIDADE DE RETORNAR TANTO PROFISSIONAL E MORAL POIS FAZ FALTA DE FAZER PARTE DE UM TIME CAMPEÃO DE ALGUM HOSPITAL…. PIOR ERRO MEU FOI TER COLOCADO O HOSPITAL ONDE TRABALHAVA NA JUSTIÇA… DOMINAVA TUDO A MU REDOR… ME ARREPENDO MAS SEI QUE VOU RETORNAR PARA A AREA DA SAUDE E PRESTAR MEUS CUIDADOS E FAZER COMO SEMPRE FIZ COM… AMOR… GRANDEZA… PROFISSIONALISMO TOTAL… E O MAIS IMPORTANTE NASCI PARA AJUDAR A QUEM PRECISA DE MIM… SINTO MUITA FALTA

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s