Opinião

Erros de Comunicação: Entre Equipe de Enfermagem e Médicos

Uma das piores situações que vivencio, em relação ao meu trabalho como um todo, é a total desvalorização das informações que passo, relativamente ao estado de um doente, e o pior disso tudo, é recebê-las com sarcasmo, ironias, e indelicadeza.

Estou ciente de que trabalhamos sob pressão, e de vez em quando, com falta de quadro de funcionários, e quando há, alguns não sabem lidar com várias situações críticas ao mesmo tempo, mas ninguém têm uma responsabilidade direta nisso, pelo menos os profissionais de saúde.

Há médicos que nos respeitam quando são comunicados, e até alguns agradecem, pois aquela informação faz parte da sua importância de sucesso do seu trabalho, e para o sucesso de trabalho para sua equipe, mas outros ainda precisam desenvolver essa capacidade, pois então cairá em terra o sentido de cooperação, confiança e segurança entre elementos de uma equipe com objetivos em comum.

Além de que, o que poderá ocorrer eventualmente é o emissor responder de forma igual ou pior, cabendo-lhe na mesma situação.

Doutores, sabemos que o respeito é fundamental entre equipe, independentemente de critérios de grau de escolaridade, cargo, financeiro, situação familiar, enfim, todos precisamos ser com um só em um momento de necessidade à um doente. O doente não nos escolhe, ele necessita de nós, portanto, saibam escutar aqueles que estão de prontidão 24/7 ao lado de um doente, e receba as informações com respeito e dignidade. Saiba que qualquer pequena informação “besta” que passamos, poderá lá na frente, ajudá-los, senhores, a chegar em um critério que possa salvar aquele que esperava pela sua ajuda.

Um desabafo.

Anúncios

2 respostas »

  1. Pertinente. É urgente também que os profissionais se façam respeitar. Enfermagem também é ciência, exige capacitação técnica além de capacitação humana. Se um doutor não consegue entender o “beabá” disso, o problema está nele. A coisa que mais me incomoda é a soberba acadêmica e pra isso existir, tem que ter dois tantos de burrice. Parabéns pelo texto! De utilidade pública!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s