Histórias

Ser adaptável!

Uma coisa que as pessoas não aprendem, em um ambiente que seja, hospitalar ou não, é de que elas são funcionários de um empresa, não de um setor.

Seja quais são as funções predestinadas, falo em minha situação. Uma coisa que sei que sou é ser adaptável. Estar pronto para trabalhar em qualquer outro setor é fundamental, mesmo que não tenha prática. Há várias situações nas quais fui necessitado cobrir outras unidades. Seja elas por falta de colaboradores, ou por de extrema urgência. Não é ruim conhecer outros lugares diferentes, outras pessoas e outras rotinas. Mas tem tido muitas ocasiões com meus colegas de setor, que não gostam de sair mudando de setor por um dia por simplesmente “não ser o ambiente de trabalho deles”. Pois bem.

Uma grande vantagem disso tudo é pelo simples fato de aprender uma coisa nova. Uma coisa que poderia estar utilizando em meu setor atualmente, é sempre bem vindo, ou vice versa. Poderia estar passando o que sei para o colega de outro setor, e daí compartilhamos conhecimentos.

Temos uma escalinha para rodiziar os colegas para os setores. Muitos ficam na encrenca de que não querem rodar por ai, e batem de frente com a chefia. Isso é um ponto negativo a elas, pois acabam sendo descartados futuramente par qualquer tipo de promoção. Fui cobrir um setor de emergência, e adorei. Simplesmente fantástico! Seria uma UTI mas de caso extremamente rápido! Ter condutas rapidamente para salvar uma pessoa. Aprendi muito nesse setor. Não só pelo fato da gente estar de cara com as situações extremas vindas da rua, sem ter passado ao centro cirúrgico, ou por qualquer outro tipo de exame, nós demos de cara com a realidade. É vítima de acidente, vítima de arma de fogo. Está ali, na sua frente, e ter que atuar rapidamente para salvar aquela vida. Maior parte dos pacientes que recebemos em UTI já foram “maquiados”, ou seja, já passaram por algum procedimento de emergência antes de vir para gente.

Acho que as pessoas deveriam ser mais maleáveis, e ajudarem outros setores. Não sabem o que é bom, estar conhecendo outras situações.

Anúncios

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.