Opinião

Enfermagem não se ensina a distância!

A moda agora é ter cursos profissionalizantes à distância, para qualquer tipo de área profissional. Mas uma coisa eu não concordo é com o ensino à distância na área da enfermagem.

Somos cerca de 65% da força de trabalho da saúde, ou seja, executamos a maior parte das ações da saúde, quanto na atenção básica, e na atenção hospitalar. A nossa intenção, quanto aos enfermeiros, técnicos e auxiliares, é gerar a melhor qualidade possível ao paciente. É tendo e sentindo o contato direto na assistência, seja importante ter contato com a parte técnica e prática, pois a enfermagem é puramente prático.

Os cursos em geral precisam de uma supervisão constante, de alguém capacitado, para evitarem erros grotescos na hora da execução de procedimentos técnicos. Por isso que é uma profissão que exige presença. É de extrema importância o contato direto para se praticar a humanização. Ensino à distância para este caso, evita o contato direto, a prática, a vivência em um ambiente hospitalar, e retira todos os recursos cabíveis a um profisional que tenha que obter a prática de substâncias essenciais que soma de importância para seu curículo de carreira.

Eu como profissional técnico, acho de extrema importância a observação das reações de um paciente, a observação de maneiras de evitar lesões por pressão, observar o nível de dor, consciência daquele que está acamado. Isso tudo só se aprende em um campo de estágio. Pelo que pude perceber, muitos desses cursos somente obtém a teoria e poucas ilustrações que demonstram a realidade para aquele que está aprendendo. Ao simular este tipo de situações, os profissionais da saúde tem uma deficiência em desenvolver habilidades e competências necessárias em uma situação de emergência.

Qualquer profissional da saúde, seja enfermeiro, técnico ou auxiliar de enfermagem com má formação técnica, poderá criar uma situação de risco de morte à aquele que dependerá daquele profissional.

Ensino à distância é uma prática desrespeitosa à sociedade, quando se fala na àrea da saúde. Ensino presencial é essencial, e isso já está sendo vedado pelos òrgãos competentes. Vamos dizer não ao EAD em enfermagem!

Anúncios

1 resposta »

  1. Ohhhh amigo passei a tarde estudando seu material,importantíssimo,está me ajudando muito compartilharam no site da enfermagem no qual faço parte do grupo,amei ver seus post e matérias e tão novinho,aproveita meu querido estude,capacite e faça a diferença porquê capacidade,competência e garra você tem e muito mais…..DEUS continue te abençoando,se possível quero participar de tudo que você postar, muito obrigada!Parabéns menino de sucesso!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.