Histórias

Conhecimento Mútuo

É muito bom compartilhar conhecimentos. Mesmo eu já dominando algumas técnicas, sempre há algo de novo para aprender. Uma coisa que descobri de mim é de gostar de compartilhar elas, principalmente aos recém-chegados.

Nunca tive oportunidade de “ensinar” alguém algo que eu tenho tanta confiança em saber. É uma sensação boa, pois me sinto com o dever cumprido em ter passado a diante. Há sempre procedimentos novos a aprender. A última foi um procedimento de swan-ganz. É um cateter de grosso calibre, que mede pressão hemodinâmica e o débito cardíaco do paciente. Para quem não conhece, parece um monstro. Cheio de saídas, tudo interligado em um pequeno monitor. Aos mais velhos que diziam “esse tipo de coisa só vê em quem realmente está a pé da cova”, não concordo. É uma ferramenta importante para aqueles pacientes cardiopatas, SARA*, obstétricos, na minha opinião.

Peguei esse dia que estava vendo pela primeira vez esse procedimento. Meu colega mais antigo foi me explicando para que servia, como monitorar aquilo. É um procedimento médico mas temos que monitorizar sempre. Era um conhecimento novo no qual para mim era novidade e muito importante, pois era difícil de ver situações como aquela e poderia estar sozinho, e não ter ninguém que possa me explicar. É muito gratificante compartilhar esses tipos de conhecimentos. Acho que meu colega também teve a mesma sensação que a minha, de dever cumprido ao passar informações.


*SARA – Síndrome da Angústia Respiratória Aguda

Anúncios

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.