Histórias

O grande ninho

Essa profissão infelizmente têm em comum com várias outras: O ninho de cobras. É alguns querendo te derrubar, outros querendo te prejudicar, é uma coisa sem fim. Eu infelizmente passei por várias situações ruins como essa. Eu imaginava que por ser uma área no qual dependemos uns dos outros para dar continuidade aos cuidados do próximo, nem sempre acontece isso.

Não só pelo colega de trabalho, mas com alguns chefes também. Uns tem a capacidade de lhe testar psicologicamente até o talo. Não sei se há necessidade disso, pois parece que passamos por um constante teste, de sobrevivência.

Sou uma pessoa que estou disposta sempre a aprender. Sempre presto atenção ao meu redor, incluindo ao que eu faço durante meu serviço. Infelizmente presenciei colegas fazendo coisas para prejudicar o  outro porque justamente “não vão com a cara” dele. É mexendo em bombas infusoras enquanto o colega sai do salão, alterando vazão de medicamento sem o consentimento de ninguém. Isso além de ser grave, consequentemente é uma situação que quem irá sofrer é quem está ali recebendo a dosagem errada. Não sei se o pior é isso ou é um ou dois enfermeiros encobrindo isso. Não sei realmente.

Sei que há diversas situações como essa em diversos ambientes de trabalho. Eu sei que não sou o único a passar por isso. Além de prejudicar o outro, é o seu “chefe” querer te diminuir para se sentir incompentente. Estudamos por tanto tempo, não tanto quanto um universitário, mas o suficiente para saber o que está fazendo ali. Sei que não se emprega a todos, pois alguns fogem um pouco da realidade, mas a maioria está ali para trabalhar e ser honesto.

São coisas que não sei, se continuará a existir, ou se melhorará algum dia. Dependerá de quem testemunha uma situação dessa, denunciar, correr atrás. Não podemos nos deixar ser diminuídos. Um profissional técnico é um profissional estudado, tem toda sua base em um grau escolar. Podemos não ser técnicos a nível científicos, mas o mínimo de conhecimento adquirimos. Não podemos ser rebaixados. Tanto um profissional a nível acima de nós como nós mesmos dependemos um do outro. A enfermagem se baseia em um todo, todos tem uma função descrita ali.

Anúncios

2 respostas »

  1. Infelizmente sofremos muito com descaso de algumas pessoas e temos medo de denunciar para não perder o emprego! Já passei por situações semelhantes e é muito triste saber que existe trastes pra tudo. Adorei este blog, mostrando a realidade de um profissional!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.